Ensino Teórico e Prático sobre a Organização Geral anatómica e os Mecanismos Fisiológicos de manutenção e homeostasia dos seres vivos tendentes à criação de um corpo de conhecimentos a aplicar na optimização das espécies zootécnicas.
Nesta Disciplina são ministradas noções gerais sobre higiene pecuária e sanidade animal das espécies pecuárias bovina, ovina e caprina, suína, aves, coelhos e equídeos.

A unidade curricular de Reprodução Animal tem como objectivo geral dotar os alunos com os conhecimentos indispensáveis para o delineamento de planos reprodutivos nas diversas espécies pecuárias (bovinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos e aves), com base no conhecimento aprofundado dos mecanismos fisiológicos que os fundamentam, de modo a atingirem a melhor produtividade, tendo em conta a especificidade de cada sistema de produção e sempre no respeito do bem-estar animal.


A unidade curricular Anatomia e Fisiologia Animal II tem como objectivo aprofundar o conhecimento sobre a Organização Geral anatómica e os Mecanismos Fisiológicos de manutenção e homeostasia dos seres vivos tendentes à criação de um corpo de conhecimentos a aplicar na optimização das espécies zootécnicas.


Esta disciplina tem como objectivos transmitir aos estudantes nas áreas da Aquacultura, Equinicultura e Cunicultura um conjunto de conhecimentos que lhes permita interpretar correcta e fundamentadamente os fenómenos biológicos envolvidos nestas produções de modo a poderem encontrar soluções adaptadas às diferentes realidades geográficas, técnicas e sociais. Nesse sentido os alunos deverão conhecer os agentes e as metodologias existentes nestas áreas, desde os animais e alimentos às técnicas e aos sistemas de produção utilizados. Deverão ainda saber identificar, colher e interpretar os indicadores produtivos de modo a avaliar e decidir dos sistemas de produção mais adequados, discutir os planos alimentares e aconselhar a utilização de novas técnicas.